Instruções aos Autores

 

A Revista E-PSI, criada em Maio de 2011, é uma revista científica eletrónica de Acesso Livre que publica artigos científicos nas áreas da Psicologia, Educação e Saúde.

 

Organização

A Revista organiza-se do seguinte modo:

  1. Os artigos escritos por autores convidados serão submetidos à apreciação do Corpo Editorial  e todos os artigos devem seguir as normas abaixo enunciadas.
  2. Os artigos livres submetidos por autores nacionais e internacionais serão encaminhados, sem o(s) nome(s) do(s) respetivo(s) autor(es), a pelo menos dois Editores de reconhecida formação académica (double blind peer review). Os artigos que serão publicados terão em consideração a sua relevância científica nas áreas a que se destinam – Psicologia, Educação e Saúde.
  3. Os nomes dos Editores que tenham emitido o seu parecer serão mantidos em absoluto sigilo. A decisão de aceitação ou recusa do trabalho será sempre comunicada aos autores. Os trabalhos aceites que receberem sugestões de alteração serão reencaminhados aos autores para que estes possam proceder às devidas correções, com base nos pareceres emitidos.
  4. A decisão final sobre a publicação ou não do trabalho é sempre dos Editores-Fundadores, que terão em consideração todos os pareceres emitidos sobre o mesmo. Pequenas alterações no texto poderão ser realizadas pelo Corpo Editorial da Revista, de acordo com os critérios e as normas operacionais internas.

 

Processo de submissão de artigo

1. As propostas para publicação devem ser enviadas para o e-mail: e.psi_revista@yahoo.com, com o Assunto “SUBMISSÃO DE ARTIGO” (em maiúsculas). No artigo submetido deverão constar o nome dos autores, as suas qualificações e/ou filiações profissionais (num ficheiro Word em separado).

2. A submissão de um manuscrito à revista implica uma Declaração de Honra (copie e cole o texto abaixo e preencha os campos em falta) quanto à sua originalidade, nomeadamente que o trabalho em questão não tenha sido anteriormente publicado, ou que não tenha sido submetido em simultâneo a outras revistas científicas. Envie o documento em ficheiro PDF.

Os artigos publicados serão da exclusiva responsabilidade dos autores.

A publicação dos artigos aceites implica ainda da parte dos seus autores uma declaração de responsabilidade e de ausência de conflito de interesses, assim como a transferência de Copyright (direitos de autor) para a Revista E-Psi. Após a sua aceitação e publicação na Revista E-Psi tornar-se-ão propriedade desta.

  • Artigo só com 1 autor:Declaração de honra. Eu, _____________________, na qualidade de autor/a do texto intitulado ___________________________, declaro conhecer e aceitar as normas para apresentação e publicação de artigos da Revista E-Psi. Declaro ainda que o artigo é original, não tendo sido anteriormente publicado ou submetido em simultâneo a outras revistas científicas. LOCAL, DATA. ASSINATURA”     
  • Artigo com mais de 1 autor:Declaração de honra. Eu, ________________________, na qualidade de coautor/a do texto intitulado ___________________________________, e como representante dos/as restantes autores/as, declaro conhecer e aceitar as “normas para apresentação e publicação de artigos da Revista E-Psi. Declaro ainda que o artigo é original, não tendo sido anteriormente publicado ou submetido em simultâneo a outras revistas científicas. LOCAL, DATA. ASSINATURA”

3. A Revista E-Psi reserva o direito de conferir se o manuscrito submetido não é plagiado (com programas online e motores de busca).

4. No e-mail de submissão de artigo deverá referir 3 possíveis revisores para o artigo, assim como o respetivo e-mail de contacto de cada um.

5. O processo editorial só terá início se as propostas de artigos encaminhadas obedecerem a estas condições e às normas de publicação (ver mais abaixo) em vigor nesta Revista. Caso contrário, serão devolvidos para adequação às normas, antes de serem submetidos à avaliação dos Editores/Revisores.

 

Tipos de artigos aceites para publicação

  • Estudos Empíricos: Artigos que incidem em investigações originais e nos respetivos dados empíricos. A sua estruturação deve conter diversas secções de modo a refletir o processo de investigação: a introdução (desenvolvimento do problema, incluindo uma revisão da literatura empírica existente e a apresentação dos objetivos da pesquisa), a metodologia de investigação (descrição dos sujeitos, dos instrumentos, dos materiais e dos procedimentos utilizados), os resultados (comunicação e análise dos dados obtidos) e discussão e/ou conclusão (sumarização, interpretação e análise das implicações dos resultados). Os artigos devem incluir as seguintes secções: Introdução, Metodologia (Amostra, Instrumentos, Procedimentos), Resultados, Discussão e Bibliografia. Os artigos poderão ter no máximo 40 páginas.

 

  • Revisão da Literatura: Artigos de revisão que incidem na síntese de estudos e/ou em meta-análise(s), avaliando e integrando o material científico existente, tendo em consideração o progresso das pesquisas, com o objetivo de clarificar um problema específico (definição de um problema; sumarização das pesquisas realizadas; identificação de relações, contradições, lacunas e/ou inconsistências no material; elaboração de hipóteses para futuras investigações que permitam colmatar o/s problema/s identificado/s). Os artigos poderão ter no máximo 30 páginas.

 

  • Artigos Teóricos ou de Reflexão: Artigos que se baseiam na literatura empírica existente para propor avanços teóricos ou refinar constructos (contribuições para a análise da consistência interna de uma teoria e da sua validade externa; análise crítica da literatura). Os artigos poderão ter no máximo 30 páginas.

 

  • Estudos de Caso: Artigos que incidem em estudos de caso com referência a aspetos clínicos, laboratoriais e evolutivos de interesse (análise das implicações conceptuais, descrição de procedimentos e estratégias de intervenção de acordo com evidências metodologicamente apropriadas). Os artigos poderão ter no máximo 30 páginas.

 

  • Comunicações: Artigos sucintos baseados em comunicações (orais ou em poster) que tenham sido realizadas em congressos, conferências ou seminários (facto a referenciar no artigo). Os artigos poderão ter no máximo 20 páginas.

 

→ Antes de escrever o seu artigo…

Deve consultar as nossas NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE ARTIGO (Clique aqui).

Se já o tiver redigido, deve modifica-lo para responder às nossas normas.

 

→ Antes de submeter o seu artigo…

Verifique se cumpre TODAS as normas presentes nas Instruções aos Autores assim como as Normas de Apresentação de Artigo.