Stresse ocupacional em bombeiros: Estudo da versão portuguesa do Perceived Work-related Stress Questionnaire

MARIA MURILLO, ANA GALHARDO, SORAIA MONIZ, CLÁUDIA FERREIRA, & MARINA CUNHA

Resumo

Introdução. Os bombeiros são frequentemente expostos a acontecimentos potencialmente traumáticos, o que os torna um grupo profissional vulnerável a experienciar stress ocupacional e, eventualmente, a desenvolver problemas de saúde mental, como perturbação de pós stress traumático (PPST), depressão, ansiedade, abuso de substâncias, perturbações do sono, suicídio. Este estudo pretendeu analisar a estrutura fatorial e propriedades psicométricas da versão portuguesa do Perceived Work-related Stress Questionnaire (PWSQ) numa amostra de bombeiros.

Método. A amostra integrou 155 bombeiros de várias corporações, que completaram online os instrumentos de autorresposta: Perceived Work-related Stress Questionnaire; Patients Health Questionnaire-4 (PHQ-4); Perceived Stress Scale (PSS); World Health Organization Index-5 (WHO-5). Foi realizada uma análise fatorial confirmatória (AFC) e conduzidos estudos de fiabiliddae e validade.

Resultados. A AFC do modelo unidimensional do PWSQ (com especificação de correlações entre dois pares de itens), evidenciou um bom ajustamento aos dados. A medida apresentou consistência interna adequada (alfa de Cronbach de .75 e fiabilidade compósita de .76). As correlações com outros instrumentos foram sugestivas de validade concorrente e incremental. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas nos valores médios do PWSQ em função do sexo e grupos de antiguidade profissional. Não se verificaram associações com a idade e os anos de escolaridade.

Discussão e Conclusão. A versão portuguesa do PWSQ evidenciou-se como uma medida fiável, breve e psicometricamente válida para avaliar o stresse ocupacional em bombeiros. A disseminação e uso desta medida poderá contribuir para uma avaliação mais rigorosa do stresse ocupacional, assim como da eficácia de programas de intervenção.

Palavras-chave

Bombeiros, stresse ocupacional, análise fatorial confirmatória, características psicométricas.

Aceder ao Artigo em PDF