Adaptação portuguesa do questionário Profile of Student Life: Attitudes and Behaviors (A&B)

ANA SOFIA SOARES, JOSÉ LUÍS PAIS-RIBEIRO, & ISABEL SILVA

Resumo

Introdução. No âmbito da Perspetiva Desenvolvimento Positivo dos Adolescentes, o Modelo de Recursos do Desenvolvimento – Developmental Assets® – associa características contextuais positivas a competências e valores pessoais com o objetivo de compreender o desenvolvimento saudável na adolescência. O Modelo avalia a experiência de 40 Recursos individuais através do questionário Search Institute Profile of Student Life: Attitudes and Behaviors® (A&B).
Método. Este estudo analisa as propriedades psicométricas do questionário Search Institute Profile of Student Life: Attitudes and Behaviors. Participam neste estudo 503 estudantes Portugueses, idade média de 15.92 anos (DP=1.17), 63% do género feminino.
Resultados. Os resultados sugerem que a versão portuguesa do questionário A&B possui qualidades psicométricas similares às da versão original.
Discussão e Conclusão. Sugere-se o questionário A&B como apropriado para avaliar a experiência de Recursos de Desenvolvimento na população de portuguesa.

Palavras-chave

Recursos de desenvolvimento, desenvolvimento positivo, perspetiva de desenvolvimento positivo dos adolescentes, estudo de adaptação.

Aceder ao Artigo em PDF